SERVIÇOS |
SERVIÇOS |
Interpretar e enviar às filiadas as Normas editadas (Resoluções, Circulares, Cartas-Circulares) pelo Conselho Monetário Nacional, Banco Central e outros órgãos governamentais
Proceder e assessorar nas alterações Estatutárias, compreendendo: análise de estatutos das filiadas e orientação para alterações estatutárias dentro das normas vigentes; Acompanhar as Assembleias Gerais: a CECRESUL se faz presente nas Assembleias realizadas nas filiadas, para auxiliar na condução e elaboração de toda documentação; Responder às consultas: tem por objetivo sanar as dúvidas, envolvendo a parte operacional, área tributária, contábil, trabalhista, assembleias, Junta Comercial, Bacen e etc.
1 – BACEN: analisar e enviar os processos das Assembléias Gerais realizadas pelas cooperativas; auxiliar no envio dos documentos eletrônicos exigidos; acompanhar a atualização dos dados no Unicad.
2 – Jucergs : orientar quanto aos procedimentos para arquivamento de livros e ata e/ou estatuto das cooperativas filiadas
Todos os serviços contábeis, desde os registros, fechamento de balanço, demonstrações contábeis e envio de declarações ao Banco Central são executados pela CECRESUL.
A mesma tem por objetivo em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das cooperativas filiadas e/ou conveniadas. São realizadas por empresas capacitadas e contratadas diretamente pela CECRESUL;
Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a cooperativa a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados das mesmas. São realizadas visitas semestrais a cooperativa filiada e/ou conveniada e monitoramento indireto para verificar diariamente a situação financeira das cooperativas. Monitoramento dos principais indicadores para subsidiar a gestão das cooperativas em suas decisões estratégicas.
A auditoria cooperativa tem o objetivo de avaliar as cooperativas de crédito a respeito de suas Políticas Institucionais, em relação a suas normas internas, como manuais, regulamentos e códigos conduta, além da segregação de funções e possíveis conflitos de interesse. São realizadas, por empresas credenciadas junto ao BACEN e contratadas diretamente pela CECRESUL.
Oferecer a centralização dos recursos excedentes nas filiadas, permitindo:
– Maiores ganhos financeiros (ganhos de escala);
– Propiciar o enquadramento das operações como “ato cooperativo” sem incidência de tributos federais;
– Garantir a liquidez ( dentro dos limites legais) das cooperativas filiadas.
Elaboração de folha de pagamento, controle de benefícios, cartão ponto etc.
Realização de cursos para capacitar dirigentes, conselheiros e funcionários das cooperativas filiadas.
Em atendimento as Resoluções do Conselho Monetário Nacional 4.557/2017 e 4.606/2017, o Sistema CECRESUL implementou estrutura de gerenciamento de riscos e de capital compatível com a natureza e a complexidade dos seus produtos, serviços, atividades, processos e sistemas.
Para isso, são definidas e aprovadas pelo Conselho de Administração da CECRESUL as Políticas que estabelecem as diretrizes e responsabilidades relativas ao gerenciamento de riscos e de capital.
A CECRESUL conta com estrutura organizacional para gerenciamento dos riscos e de capital que é responsável por implantar ações para identificar, mensurar, avaliar, monitorar, reportar, e controlar riscos do negócio.
Os principais papéis e responsabilidades sobre o gerenciamento de riscos e de capital da CECRESUL, bem como de suas cooperativas filiadas, encontram-se dispostos da seguinte forma:
É responsável por definir e aprovar as políticas, manuais, metodologias e ferramentas para gerenciamento dos riscos do Sistema CECRESUL e supervisionar a sua observância e implementação nas cooperativas filiadas.
É responsável por acompanhar o cumprimento das políticas, manuais, metodologias e ferramentas de medição para gerenciamento dos riscos, tomando ciência e avaliando/adotando melhorias e adequações propostas ou necessárias para o efetivo gerenciamento de riscos no Sistema CECRESUL.
É responsável pela aprovação do Relatório de Apetite por Riscos – RAS, coordenar a implementação e manutenção da estrutura de gerenciamento de riscos do Sistema CECRESUL, em conformidade com normas do órgão regulador e internas, disponibilizando ferramentas que proporcionem a identificação, a avaliação, o monitoramento e o controle do risco.
É responsável por analisar tecnicamente a aderência, na CECRESUL e Filiadas, da implantação de melhorias ou adequações nas políticas, manuais, metodologias e ferramentas de medição para gerenciamento dos riscos, bem como recomendar melhorias ou adequações nas políticas, manuais, metodologias e demais ferramentas de gestão de riscos e realizar o acompanhamento dos indicadores de riscos.
Contratadas pela CECRESUL, em seus trabalhos regulares deverão avaliar e dar seu parecer sobre a adequação das rotinas de detecção e análise realizadas a respeito do gerenciamento de Riscos.
É responsável por supervisionar a estrutura de gestão de riscos e sua eficácia, propondo melhorias ou adequações quando necessário.
É responsável por acompanhar o cumprimento das políticas, manuais, metodologias e ferramentas de medição para gerenciamento dos riscos na filiada, tomando ciência e avaliando/adotando melhorias e adequações propostas ou necessárias para o atendimento dos objetivos da cooperativa filiada.
É responsável por coordenar a implementação e manutenção da estrutura de gerenciamento de riscos na filiada e seu acompanhando
É responsável por avaliar a evolução dos indicadores de riscos e a adequação das políticas, manuais, metodologias e ferramentas de medição para gerenciamento de riscos na cooperativa filiada.
Garantir o controle dos processos referente a serviços relevantes prestados ao sistema CECRESUL, garantindo a qualidade e continuidade destes serviços inclusive em eventuais situações que possam comprometer a continuidade das atividades essenciais do Sistema, bem como comprovar a adequada capacitação de seus colaboradores sobre risco operacional.
Realizar as análises dos processos, reportar, sempre que verificada, ao conhecimento do colaborador responsável pela gestão de riscos, possíveis falhas em processos e necessidade de aprimoramento ou criação de novo